28.2.10

Ervilhas em conserva feitas em casa

Originária do Oriente Médio, a ervilha é muito apreciada em todo o mundo como legume, sendo consumida como grãos verdes ou grãos enlatados (secos reidratados ou verdes). No Brasil, até os anos oitenta, o produto era quase totalmente importado; atualmente, toda a demanda pode ser atendida pela produção nacional. Seu cultivo é efetuado durante o inverno, sendo a planta bastante tolerante a baixas temperaturas.
Seu valor nutritivo varia conforme os tipos de ervilha encontrados no mercado. Mas de um modo geral, elas oferecem sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Enxofre, Potássio e Cobre, que ajudam na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o vigor normal do sistema nervoso e asseguram o equílibrio interno do organismo.


Contém ainda vitamina A,excelente para a saúde dos olhos e pele; as vitaminas do Complexo B, que promovem o crescimento e estimulam o apetite; e vitamina C, considerada como elemento anti-infeccioso que atua nas cicatrizações, e cuja maior parte se perde durante o cozimento.
Quando consumida crua, a ervilha funciona como tônico para o pâncreas.

As ervilhas frescas devem ter vagens limpas, cheias, firmes, de cor verde clara; as secas, não devem ser muito quebradas, nem apresentar excesso de sujeiras; e as em conserva, não devem estar amolecidas e nem com cheiro azedo.
 As frescas  você poderá fazer  em conservas em casa  Detalhe  ela deve ser cozida em soro caseiro.......
 Com 1 litro de agua , 1 colher de chá de sal e duas  de açucar,.ferver  este soro e colocar as ervilhas frescas  por 10 minutos em fogo alto..depois levar  para os vidros , com esta calda..Tapar os vidros e ferver  por 40  minutos  com  a agua  encombrindo os vidros por inteiro............ retire do fogo  para  dar um choque termico com  agua  fria e pronto!


Seja fresca (vagem ou grão) ou em conserva, acompanha bem assados, carnes, aves, prestando-se também para rechear panquecas, omeletes, enriquecer risotos e molhos e para complementar ou enfeitar saladas, cuscus ou tortas.

A ervilha fresca conserva-se em geladeira por 1 semana, e o seu período de safra é de junho a agosto.



Cem gramas de ervilha em grão fornecem 343 calorias.



Cem gramas de ervilha em conserva fornecem 66 calorias.

 As Frutas frescas ajudam  a controlar as vitaminas e sais minerais do organismo.

2 comentários:

  1. OI! Meu nome é Daiana e gostaria de saber por quanto tempo aproximadamente duram as ervilhas em conserva feitas em casa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu nome é Nadja. Esse procedimento de conserva, pode ser feito com aquelas ervilhas empacotadas, secas e partidas que se compra no mercado?
    Se não, como faz, por favor se puder me responda.

    ResponderExcluir