28.2.10

Aprenda a economizar e a não poluir as aguas fluviais

Como Fazer Sabão em Casa



Resolvi aprender fazer sabão em casa. Foi super fácil e rápido. Consegui na primeira tentativa e depois fui aprimorando o método. O bom do sabão caseiro é que limpa bem e dura muito tempo. Por exemplo, somos uma família de duas pesoas e dois cães e temos bastante uso do sabão em nossas atividades diárias, e um lote dura entre 6 e 8 meses tornando-se muito mais econômico do que comprar detergente ou até mesmo sabão de barra. Qualquer um pode fazer é só ter cuidado com o uso da soda cáustica e fazer o sabão em lugar bem ventilado.


Para fazer sabão e necessário ter banha ou óleo de cozinha usado. Como eu não tenho acesso a banha, eu guardo o óleo usado em frituras numa garrafa ate acumular 5 litros (a quantidade necessária para fazer um lote de sabão).




Receita do sabão:



Ingredientes -

 1 litro de soda caustica liquida

5 litros de óleo de cozinha (usado)

1 detergente de lavar prato

½ copo de sabão em pó

2 litros de aguá (ou pode substituir com sabão de coco liquido)



Instruções:

Dissolver o sabão em pó em ½ litro de aguá morna pra não ficar pedaços. Coloque o restante da aguá (1 ½ L) dentro de um balde grande e dissolva a soda com cuidado, adicione o sabão em pó dissolvido e o detergente misturando bem. Depois adicione o óleo lentamente e vai mexendo vigorosamente. Depois de todo o óleo adicionado continue mexendo por 20 minutos ou ate a mistura engrossar. Despeje a mistura em algum tipo de forma. Pode ser qualquer recipiente quadrado ou retangular com o fundo liso. Eu uso caixas de plastico e cubro o fundo com plastico para facilitar a remoção. Cubra as formas com plastico e coloque em lugar seco para o sabão endurecer. Depois de 24 horas corte os pedaços, tire o sabão das formas, e vire o sabão para secar o outro lado. Depois de dois dias secando o sabão esta pronto para uso.

 Deste sabão podera fazer detergente.
Dissolva em agua  fervendo 5  pedras de são e  leve ao fogo  com 3 litros de agua..... quando dissolver completamente adicione 20 litros de agua fria.
 Do detergente poderá criar outro  produto..adicione ao detergente ja pronto duas bisnagas de pasta de dente...... Heis ai o melhor desinfetante para banheiros.
 Vamos lá meninas reciclem óleo de frituras fazendo algo maravilhoso  para voce que é economia doméstica

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. parece muito boa eu quero saber se posso fazer sabao com soda caustica em po obrigada.

    ResponderExcluir