26.2.10

Dois metodos para fazer Uvas passas e uma curiosidade

Primeiro método
sta actividade ensina-o(a) a preparar com os mais novos as tradicionais passas para a Ceia de Natal e para o Ano Novo!




O que é necessário?







Um cacho de uvas brancas sem grainhas



Dois tabuleiros de secagem (pode fazer-se um tabuleiro esticando gaze ou uma rede metálica sobre um suporte que poderá ser uma moldura - já sem uso - ou uma grelha de cozinha)



Uma panela de água a ferver



Um coador



Quatro latas de sumo vazias ou pedras compridas





Como fazer



- Começar por lavar as uvas em água fria, sem se esquecer de deitar fora as uvas que não estiverem em perfeitas condições.



- Retirar os pés às uvas e colocá-as num coador.



- Colocar uma panela de água ao lume e, quando ela estiver a ferver, mergulhar as uvas para que as peles estalem.



- Cuidadosamente, retirar as uvas e colocá-las sobre um dos tabuleiros de secagem, de forma a que não toquem umas nas outras.



- Sobre o tabuleiro, colocar em cada canto uma lata de sumo a fazer de suporte para sobre elas equilibrar o segundo tabuleiro.



- Para secar as uvas, podem ser usados dois métodos:



a) Colocar o conjunto com os dois tabuleiros perto de uma janela bem soalheira, durante quatro ou cinco dias. Neste intervalo de tempo virar as passas, de hora a hora, para que sequem uniformemente.



b) Colocar os tabuleiros no meio de um forno previamente aquecido a 60º C. Deixar ficar de um dia para o outro.



- Após este tempo, retirar uma uva e, após arrefecer, provar para testar a sua humidade. Se a uva ainda tiver água, deixar ficar a secar por mais uma hora ou duas e voltar a provar. Quando a uva estiver mole e elástica pode dar-se o processo por concluído; temos passas para o Natal e para o Ano Novo!


Tradicional 

Este é o método usado na Italia para fazer Uvas passas, deixando-as secarem naturalmente  penduradas  elas não se estragam e ficam doces  pela maturação das frutas a curiosidade é a origem delas  na antiga Roma as Uvas que secavam  esquecidas nas parreiras ficavam extremamente saborosas.
 Elas vão se desidratando naturalmente e o tempo de maturação da  fruta  é de 30 a 60 dias, e as coloco em cima da pia da cozinha amarrando um  barbante fazendo um varal  para ela....  Não as deixo descobertas a noite.
 Estas fiz ano retrazado.

Receita de Pão com passas
 Ingredientes:
6 ovos
1 xicara de manteiga
2 xicaras de  composto vegetal
1 lata de leite condesado
3 tabletes de fermento  para Pão
1 colherinha de sal
500 gramas de Uvas passas
1 kilo aproximadamente de farinha de trigo
2 copos de leite morno
 Modo de preparo
 leve os ingredientes ao luquidificador e bata,   depois coloque em uma bacia e junte a farinha e as passas  e amasse bem, até que  forme bolhas ,  a massa  não poderá ficar dura  e sim macia e homogenea
Coloque em formas para Pão de forma e deixe dobrar de volume , cobrindo a massa  com guardanapos...
Coloque uma  bolinha de massa  em um copo com agua  quando subir pincele os pães  com gema de ovos  e  leve ao forno até que dourem  em média 45 minutos.

6 comentários:

  1. adorei o metodo italiano de secar as uvas, é simplesmente lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  2. Minha avò, em V. Pouca da Beira, Portugal, fazia o mesmo método natural de secagem de uvas moscatel dependuradas em um varal, dentro de uma sala bem iluminada, pouco usada pela família. Sou do Brasil e quando lá estive em visita achei aquela simplicidade realmente o máximo, e as passas eram ótimas.

    ResponderExcluir